
Seca na Região Amazônica | Taxa Temporária da Seca
Artigo
A Aliança está acompanhando a vazante da região Amazônica, e as últimas sondagens realizadas por diversas embarcações que navegaram recentemente no trecho de/para Manaus seguem indicando que a Enseada do Rio Madeira passou a ser o local mais crítico para navegação.
De acordo com as sondagens, hoje estamos com o menor nível de água em Manaus nos últimos 10 anos. Por questões de segurança da navegação, seguindo a portaria da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental número 158-CFAO de 18/08/2023, e conforme projeções da presente vazante do Rio Amazonas, esperamos ter restrição no calado dos nossos navios de até 40% da capacidade. Portanto, os embarques de/para Manaus de todos os clientes serão reduzidos proporcionalmente à redução de capacidade operacional.
Confira a evolução da profundidade do Rio Amazonas em Manaus:
Destacamos que a diminuição na profundidade do leito do rio acarreta a redução da capacidade de carga dos navios, com consequente desequilíbrio econômico-financeiro ao serviço regular de Cabotagem de/para Manaus. Devido à evolução da seca, informamos que a implementação da Taxa Temporária de Seca indicada abaixo será aplicada para os embarques e coletas com origem ou destino Manaus a partir de 11 de setembro de 2023 (data de emissão do CTe) e poderão sofrer alteração conforme a restrição de calado no Rio Amazonas.
Além da cobrança da Taxa Temporária da Seca, suspenderemos o aceite de reservas para embarques e coletas do mês de outubro e novembro (stop booking) e reabriremos as escalas conforme as previsões do nível do rio. Sugerimos a todos os clientes que antecipem seus embarques.
Vale reforçar que a Aliança continua endereçando, através das entidades apropriadas, a questão sobre o assoreamento abrupto na Enseada (foz) do Rio Madeira para as autoridades governamentais e segue monitorando a vazante do rio. Em caso de novidades, informaremos através de novos comunicados.
Para maiores informações, entre em contato com o escritório da Aliança em sua localidade.

Notícias Recentes

Cabotagem: um caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil
Entenda como o meio pode substituir o transporte rodoviário e proporcionar benefícios para o meio ambiente

Seca na Região Amazônica | Retomada Parcial das Operações
Com base nas últimas medições, a vazante diária em Manaus persiste, porém, com sinais de melhora do nível da água em alguns pontos de passagem Possibilitando, portanto, uma projeção para retorno das operações com capacidade reduzida.

Atualização sobre a Seca na Região Amazônica
Considerando os últimos dados disponíveis sobre a situação na região Amazônica, apesar da melhora nos níveis nos últimos dias, depois do menor nível já registrado, e mesmo depois do início da dragagem em um dos pontos do rio, não há previsão de retorno dos nossos serviços até no mínimo a semana 49 (04.12.23).