
O papel da cabotagem na Black Friday
Artigo
Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data de grandes promoções que marca o início do período de compras antes do Natal. O volume de vendas na Black Friday no Brasil tem batido recordes ano após ano, provando que a data entrou de vez no calendário local.
Para suprir a demanda do mercado, é necessária uma estrutura bastante concisa e organizada de toda a cadeia envolvida. Desde a seleção e disponibilização de produtos a serem ofertados até a decisão de preços, a chegada dos produtos nas prateleiras e o envio pontual nas vendas por e-commerce, todas as etapas precisam ser planejadas e executadas à perfeição.
Dentre os produtos que mais fazem sucesso na Black Friday estão os eletroeletrônicos, eletrodomésticos e produtos de informática, cuja principal origem é a Zona Franca de Manaus.
Nas semanas que antecedem a Black Friday, milhares de containers são embarcados de Manaus por cabotagem para todo o Brasil, tendo como destino os Centros de Distribuição dos grandes varejistas.
Essa tarefa seria virtualmente impossível de ser cumprida sem o uso de navios, que podem embarcar até 4000 containers de uma única vez. Além da grande dificuldade logística de despachar milhares de toneladas de mercadorias por terra, os custos de transporte inviabilizariam os descontos concedidos – que são o motivo do sucesso da Black Friday.
A cabotagem garante o transporte de altos volumes de produtos a custos mais competitivos, além de oferecer segurança, integridade à carga, pontualidade, ampla cobertura nacional e baixos níveis de emissão de CO2 e outros gases nocivos.
A Aliança, empresa pioneira em logística marítima no Brasil, facilita a integração de diferentes centros de distribuição do país por meio de seus serviços, incluindo uma ampla malha de serviços intermodais em todo o país.

Notícias Recentes

Cabotagem: um caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil
Entenda como o meio pode substituir o transporte rodoviário e proporcionar benefícios para o meio ambiente

Seca na Região Amazônica | Retomada Parcial das Operações
Com base nas últimas medições, a vazante diária em Manaus persiste, porém, com sinais de melhora do nível da água em alguns pontos de passagem Possibilitando, portanto, uma projeção para retorno das operações com capacidade reduzida.

Atualização sobre a Seca na Região Amazônica
Considerando os últimos dados disponíveis sobre a situação na região Amazônica, apesar da melhora nos níveis nos últimos dias, depois do menor nível já registrado, e mesmo depois do início da dragagem em um dos pontos do rio, não há previsão de retorno dos nossos serviços até no mínimo a semana 49 (04.12.23).