
Transporte rodoviário, um guia completo
Artigo
O transporte rodoviário é o modal mais utilizado no Brasil, responsável por cerca de 75% da movimentação de cargas, de acordo com pesquisa dos Custos Logísticos no Brasil divulgada pela Fundação Dom Cabral.
Com uma malha viária de mais de 1,8 milhão de quilômetros, ele conecta centros urbanos, zonas produtivas e áreas remotas com eficiência e flexibilidade.
Mas além de ser essencial para o escoamento de bens de consumo, insumos e produtos agrícolas, o modal rodoviário cumpre papel estratégico na integração multimodal, funcionando como um elo entre a produção e modais como a cabotagem .
Essa combinação, cada vez mais adotada por empresas brasileiras, une a previsibilidade e sustentabilidade do transporte marítimo com a penetração territorial e agilidade do frete rodoviário.
Mesmo diante de desafios de infraestrutura, o transporte rodoviário continua como um dos pilares da logística nacional, complementando operações e impulsionando a economia do país.
O que é transporte rodoviário?
O transporte rodoviário é o deslocamento de cargas e pessoas por meio de veículos automotores - como caminhões, carretas e ônibus - em rodovias e estradas.
No Brasil, o modal rodoviário é o mais utilizado, responsável por cerca de 75% da movimentação de cargas e 95% do transporte de passageiros.
De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestres ( ANTT ), a malha viária brasileira ultrapassa 1,8 milhão de quilômetros, mas apenas 12,4% das estradas são pavimentadas, o que impacta diretamente na eficiência logística. Ainda assim, sua capilaridade permite acesso a regiões remotas e a entrega porta a porta, o que o torna indispensável em diversas cadeias produtivas, principalmente quando associado a outras modais, como a cabotagem .
Entre os principais https://www.alianca.com.br/noticia/transporte-de-containers estão os produtos agrícolas, bens de consumo, insumos industriais, cargas refrigeradas e perecíveis, e ainda diversos materiais perigosos e cargas indivisíveis.
Por que o transporte rodoviário é tão importante no Brasil?
A verdade é que a predominância do transporte rodoviário no Brasil tem raízes históricas. Desde os anos 1950, com o incentivo à indústria automobilística e à construção de rodovias, esse modal passou a ser priorizado.
Um dos motivos é a distribuição territorial do país, que com suas grandes distâncias entre centros urbanos e regiões produtivas, favorece o uso de caminhões, que oferecem flexibilidade e alcance, principalmente nas cidades do interior.
Além disso, a falta de investimentos consistentes em ferrovias e hidrovias contribuiu para a consolidação do modal rodoviário como solução logística .
No entanto, a integração do frete rodoviário com outros modais, como a cabotagem, aumenta cada vez mais, principalmente para um número crescente de empresas que buscam reduzir custos e emissões poluentes e procuram maximizar sua eficiência logística, reduzindo prazos e aumentando a confiança do consumidor.
Quais são as vantagens e desvantagens do transporte rodoviário?
Apesar da malha rodoviária estar longe de ter uma infraestrutura de transporte ideal, ela traz várias vantagens. Sua flexibilidade, por exemplo, permite entregas em qualquer local com acesso rodoviário, inclusive áreas remotas.
Merece destaque também a sua capilaridade, cobrindo praticamente todo o território nacional, conectando centros urbanos e zonas rurais. E isso a torna a complementação perfeita para a cabotagem.
Já a sua agilidade a torna ideal para curtas e médias distâncias, com entregas diretas e menor tempo de trânsito. Mas a maior vantagem de todas é mesmo a sua capacidade de integração multimodal , já que funciona como elo entre modais, como o marítimo (cabotagem) e ferroviário.
Um bom exemplo é em relação à cadeia de alimentos refrigerados. O transporte rodoviário é usado para levar produtos até os portos, onde seguem por cabotagem até o destino final - reduzindo avarias e emissões.
Desvantagens
Mas assim como praticamente tudo, o transporte rodoviário também tem desvantagens. Uma delas é o custo elevado, já que é diretamente impactado pelo preço do combustível, de pedágios e da manutenção de frota.
O risco de acidentes e roubos é outro problema, especialmente em trechos com infraestrutura precária. E há ainda as altas emissões de CO2, que causam um maior impacto ambiental em comparação a modais como o marítimo.
Por tudo isso, muitas empresas têm adotado soluções intermodais, combinando o transporte rodoviário com a cabotagem - que emite até 8 vezes menos CO2 e oferece maior previsibilidade, de acordo com o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT).
Desafios do modal rodoviário no país
Como você viu, apesar de sua importância, o transporte rodoviário enfrenta obstáculos que impactam diretamente a eficiência logística.
A infraestrutura precária é um dos principais gargalos: de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas cerca de 12% da malha viária brasileira é pavimentada, o que aumenta o tempo de viagem, o consumo de combustível e o risco de acidentes.
Os altos custos de manutenção da frota, especialmente para caminhões que trafegam em estradas danificadas, e o preço elevado dos combustíveis, que representa uma das maiores despesas operacionais do setor, são outros desafios do transporte rodoviário.
Além disso, há ainda a falta de segurança nas rodovias, com mais de 73 mil acidentes só nas rodovias federais em 2024 de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Tudo isso em grande parte devido ao déficit de investimentos públicos no setor, que limita a expansão e conservação da malha viária.
Esses fatores elevam o chamado “Custo Brasil” e reforçam a necessidade de soluções logísticas mais integradas e sustentáveis como a cabotagem, que reduz avarias e emissões, e pode ser complementada pelo modal rodoviário com eficiência.
Caminhoneiros e sua importância para o setor
Em meio a tudo isso, os caminhoneiros são os protagonistas da logística nacional. Segundo pesquisa da ChildHood em parceria com a Universidade Federal de Sergipe , os cerca de 2 milhões de profissionais na ativa são responsáveis por transportar mais de 60% das cargas do país, conectando regiões e garantindo o abastecimento de indústrias, comércios e consumidores.
Além do impacto econômico, essa profissão tem forte relevância social, gerando empregos diretos e indiretos em toda a cadeia logística, e contribuindo para o desenvolvimento regional, especialmente em áreas onde outros modais não chegam.
E tudo isso enfrentando grandes desafios, como jornadas exaustivas e infraestrutura limitada.
Por isso, a integração entre caminhoneiros e empresas de transporte - com apoio tecnológico, segurança e condições dignas - é essencial para fortalecer o setor e garantir entregas confiáveis.
O futuro do transporte rodoviário no Brasil
É importante ressaltar, também, que o setor está passando por uma transformação tecnológica e sustentável. Entre as principais mudanças estão as tecnologias embarcadas, como o rastreamento em tempo real, telemetria e inteligência artificial para otimização de rotas.
O crescimento dos veículos elétricos e híbridos, que reduzem emissões e custos operacionais e a roteirização inteligente, com uso de big data e IoT para prever demandas e evitar congestionamentos, são outros pontos importantes do setor.
Além disso, a integração com modais sustentáveis, como a cabotagem, criando soluções logísticas mais eficientes e menos poluentes é o grande sinal de crescimento dos transportes rodoviários, garantindo mais competitividade e alinhamento com as exigências do mercado.
Dessa forma, o transporte rodoviário é e continuará sendo um pilar da logística brasileira, com papel essencial na movimentação de cargas , integração territorial e abastecimento nacional.
Apesar dos desafios, sua flexibilidade e capilaridade o tornam indispensável, especialmente quando combinado com modais como a cabotagem.
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