Seca na Região Amazônica | Revisão da Taxa da Seca

Artigo
Seca na Região Amazônica | Revisão da Taxa da Seca

Em referência à situação atual da enseada amazônica, dada a situação de força maior e zelando pela segurança da navegação, conforme a portaria da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental número 158-CFAO de 18/08/2023, estamos revisando o atendimento ao porto de Manaus continuamente e essas decisões estão sendo realizadas por navio/viagem, tendo em vista que a capacidade dos navios foi severamente reduzida devido a redução de profundidade no rio Amazonas.

Diante do acima, para manter a viabilidade sustentável das operações, informamos a revisão da taxa temporária de seca conforme abaixo, a ser aplicada para os embarques com origem ou destino no porto de Manaus a partir de 20 de setembro de 2023 (data de emissão do CTe).

Frente a essa situação, que é resultado de força maior, informamos que a Aliança suspenderá temporariamente o aceite de novas reservas de/para Manaus para todos os navios e viagens listados com status "reservas suspensas" na tabela ao fim deste comunicado.

Para as reservas já confirmadas estamos definindo medidas de contingência e entraremos em contato separadamente.

Seguiremos monitorando a situação durante este período delicado e buscando alternativas para minimizar os impactos gerados pela seca.

 

Para maiores informações, entre em contato com o escritório da Aliança em sua localidade.