
Seca na Região Amazônica | Interrupção dos Serviços de/para Manaus
Artigo
A profundidade do Rio Amazonas, nos pontos críticos de passagem, atingiu um nível que inviabiliza a continuidade das operações marítimas dos serviços ALCT 1 e ALCT 3 em Manaus, como também confirmado pelas autoridades locais competentes. Projeções indicam expectativa de reestabelecimento das escalas no referido porto, com capacidade restrita, a partir da semana 46.
Confira abaixo a evolução da profundidade atualizada:
Diante deste cenário, declaramos força maior e as cargas que estão a bordo dos navios Sebastião Caboto/338N (SECAB), e Fernão de Magalhães/339N (FERMA) com destino a Manaus serão descarregadas em Vila do Conde (dia 14/10) e Pecém (dia 12/10), respectivamente. Para as cargas nesses dois navios, ainda não há previsão de reembarque, sendo necessário aguardar a retomada do serviço. O navio Log-in Polaris/100N (LIPOL) também não atracará em Manaus e seu plano de contingência será comunicado assim que possível.
Ainda não há previsão de retorno do embarque em navios para cargas com origem em Manaus, havendo alternativa via transporte rodo-fluvial-navio, conforme explicado abaixo.
Importante reforçar que:
- Todas as solicitações de reserva, em todos os navios, de/para Manaus serão suspensos;
- Reservas de e para Manaus, sem carga coletada e sem container retirado serão canceladas;
- As reservas confirmadas destino a Manaus, com containers já depositados, serão embarcadas até Pecém e aguardarão a retomada dos serviços para posterior reembarque para o destino. Caso necessário, os containers poderão ser retirados na origem;
- As reservas confirmadas com origem em Manaus, com containers já depositados no porto, permanecerão no Terminal Portuário, aguardando a retomada dos serviços ou poderão ser retiradas pelos embarcadores, se necessário;
- As reservas confirmadas com containers ainda não depositados poderão optar por embarcar com transbordo em Pecém, sem previsão de conexão para o destino, ou terem seus containers devolvidos.
- Despesas operacionais, tais como armazenagem em área portuária, remoção, desova de containers, entre outras, deverão ser arcadas pelo Contratante do Frete.
De forma a não interromper completamente o fluxo de mercadorias entre o Amazonas e o restante do Brasil, uma alternativa de transporte utilizando a combinação via rodo-fluvial-navio, entre Vila do Conde e Manaus, está disponível - exceto para cargas perigosas e refrigeradas. Essa alternativa combina o embarque em navios da Aliança até Vila do Conde (Pará), onde a carga será transferida para uma balsa até Manaus, para posterior entrega em nossos caminhões. Para embarques com origem em Manaus, o fluxo será o oposto.
Para cargas a bordo do navio Sebastião Caboto/338N (SECAB), a solução está disponível de forma imediata, enquanto para os demais navios estará disponível a partir de 1° de novembro. Caso haja interesse, entre em contato com seus representantes comerciais para negociação de nova tarifa e novo modelo operacional.
Continuamos atentos às mudanças diariamente e em constante contato com as autoridades competentes. Comunicaremos assim que houver qualquer atualização relevante.

Notícias Recentes

Cabotagem: um caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil
Entenda como o meio pode substituir o transporte rodoviário e proporcionar benefícios para o meio ambiente

Seca na Região Amazônica | Retomada Parcial das Operações
Com base nas últimas medições, a vazante diária em Manaus persiste, porém, com sinais de melhora do nível da água em alguns pontos de passagem Possibilitando, portanto, uma projeção para retorno das operações com capacidade reduzida.

Atualização sobre a Seca na Região Amazônica
Considerando os últimos dados disponíveis sobre a situação na região Amazônica, apesar da melhora nos níveis nos últimos dias, depois do menor nível já registrado, e mesmo depois do início da dragagem em um dos pontos do rio, não há previsão de retorno dos nossos serviços até no mínimo a semana 49 (04.12.23).