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Seca na Região Amazônica | Interrupção dos Serviços de/para Manaus
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A profundidade do Rio Amazonas, nos pontos críticos de passagem, atingiu um nível que inviabiliza a continuidade das operações marítimas dos serviços ALCT 1 e ALCT 3 em Manaus, como também confirmado pelas autoridades locais competentes. Projeções indicam expectativa de reestabelecimento das escalas no referido porto, com capacidade restrita, a partir da semana 46.
Confira abaixo a evolução da profundidade atualizada:
Diante deste cenário, declaramos força maior e as cargas que estão a bordo dos navios Sebastião Caboto/338N (SECAB), e Fernão de Magalhães/339N (FERMA) com destino a Manaus serão descarregadas em Vila do Conde (dia 14/10) e Pecém (dia 12/10), respectivamente. Para as cargas nesses dois navios, ainda não há previsão de reembarque, sendo necessário aguardar a retomada do serviço. O navio Log-in Polaris/100N (LIPOL) também não atracará em Manaus e seu plano de contingência será comunicado assim que possível.
Ainda não há previsão de retorno do embarque em navios para cargas com origem em Manaus, havendo alternativa via transporte rodo-fluvial-navio, conforme explicado abaixo.
Importante reforçar que:
- Todas as solicitações de reserva, em todos os navios, de/para Manaus serão suspensos;
- Reservas de e para Manaus, sem carga coletada e sem container retirado serão canceladas;
- As reservas confirmadas destino a Manaus, com containers já depositados, serão embarcadas até Pecém e aguardarão a retomada dos serviços para posterior reembarque para o destino. Caso necessário, os containers poderão ser retirados na origem;
- As reservas confirmadas com origem em Manaus, com containers já depositados no porto, permanecerão no Terminal Portuário, aguardando a retomada dos serviços ou poderão ser retiradas pelos embarcadores, se necessário;
- As reservas confirmadas com containers ainda não depositados poderão optar por embarcar com transbordo em Pecém, sem previsão de conexão para o destino, ou terem seus containers devolvidos.
- Despesas operacionais, tais como armazenagem em área portuária, remoção, desova de containers, entre outras, deverão ser arcadas pelo Contratante do Frete.
De forma a não interromper completamente o fluxo de mercadorias entre o Amazonas e o restante do Brasil, uma alternativa de transporte utilizando a combinação via rodo-fluvial-navio, entre Vila do Conde e Manaus, está disponível - exceto para cargas perigosas e refrigeradas. Essa alternativa combina o embarque em navios da Aliança até Vila do Conde (Pará), onde a carga será transferida para uma balsa até Manaus, para posterior entrega em nossos caminhões. Para embarques com origem em Manaus, o fluxo será o oposto.
Para cargas a bordo do navio Sebastião Caboto/338N (SECAB), a solução está disponível de forma imediata, enquanto para os demais navios estará disponível a partir de 1° de novembro. Caso haja interesse, entre em contato com seus representantes comerciais para negociação de nova tarifa e novo modelo operacional.
Continuamos atentos às mudanças diariamente e em constante contato com as autoridades competentes. Comunicaremos assim que houver qualquer atualização relevante.
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