Portal Cabotagem

Novos cabos de amarração Snap Back Arrestor (SBA)

Artigo

Responsável mundialmente por diversos acidentes, as manobras com cabos de amarração de embarcações são uns dos aspectos mais perigosos da operação portuária. Quando um cabo de amarração, que segura uma embarcação, se rompe, a liberação abrupta de energia pode fazer o cabo chicotear pela área de manobra a uma velocidade de quase 800 Km/h, quase o triplo da velocidade máxima atingida por um veículo de Fórmula 1. Pensando nisso, a Aliança iniciou no ano passado a aquisição e posterior instalação de cabos de amarração com uma nova tecnologia de segurança chamada Snap Back Arrestor (SBA).

 Desenvolvida pelo fabricante norueguês Timm Ropes, o novo cabo apresenta um núcleo especial que se alonga mais do que o cabo ao redor, absorvendo a energia liberada durante o rompimento. Como resultado, em vez de chicotear de forma imprevisível em grande velocidade, um cabo SBA simplesmente cairá no chão ao arrebentar.

Os novos cabos também são coloridos com uma faixa azul, tornando mais fácil para os operadores detectarem qualquer dano ou torção na corda que possa resultar no rompimento. Esse é outro recurso visual importante desenvolvido para aumentar a segurança no  trabalho. Juntas, essas inovações diminuem substancialmente o risco de incidentes.

 Após diversos testes em laboratório, em 2019, o nosso Navio Pedro Álvares Cabral, junto com vários navios da Maersk ao redor do mundo, participaram do projeto piloto de testes dos cabos no dia a dia a bordo, que apresentaram ótimos resultados. Este e, esse ano, os novos cabos já estão sendo usados em todas as nossas embarcações,  garantindo um ambiente de trabalho muito mais seguro para nossos colaboradores marítimos e operadores portuários em terra.

“Saber que a A. P. Moller-Maersk investe em tecnologia de ponta para a segurança da nossa tripulação é o que nos motiva cada vez mais a garantir uma entrega de qualidade.” Luiz Felipe Filho, Pessoa Designada em Terra (ISM-CODE)

Aqui, na Aliança, acreditamos que inovação e tecnologia devem permear  todos os aspectos do nosso negócio, atuando para otimizar não só a nossa produtividade e as entregas, mas também a segurança dos nossos colaboradores.

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência do nosso site. Por sua visita contínua ao nosso site, sem alterar suas configurações, você concorda com o uso de cookies da Aliança.