
Excelência na logística de alimentos
Artigo
A logística de alimentos e bebidas é intrínseca a uma série de desafios únicos a essa indústria. Garantir que os alimentos cheguem rápido e em boa qualidade nas prateleiras dos supermercados exige um planejamento específico e estratégico que leva em consideração o processo de ponta a ponta.
O Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2020, revela que a agricultura mundial vai precisar ampliar em 70% a produção de alimentos nos próximos 30 anos para uma população de quase 10 bilhões de pessoas. Nesse novo cenário, nosso país terá papel fundamental.
Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Esse destaque internacional não seria conquistado se não houvesse por trás um importante sistema de transporte capaz de assegurar não apenas a integridade dos alimentos, como também sua qualidade durante o escoamento para abastecer os mercados interno e externo. A Aliança sabe disso porque fez parte da evolução da logística de alimentos e da história de crescimento desse segmento no Brasil.
País continental, grandes desafios
Sabemos que este é um país de grandes extensões de terras cultiváveis. E justamente por essa razão é tão importante contar com um transporte especializado e o mais personalizado possível. Afinal, cada carga tem especificidades quanto ao armazenamento, o transporte e a manutenção de sua integridade durante o percurso.
São muitas alternativas para transportar variados tipos de mercadorias. Além de equipamentos para secos, há o transporte de refrigerados, que são mais sensíveis às variações de temperatura, por exemplo.
No mercado brasileiro, a principal mercadoria transportada nos containers refrigerados via cabotagem é o frango. Produzido principalmente no sul do país, o frango representa mais da metade do volume total desse tipo de carga. Para escoar essa produção até pontos mais distantes do Brasil, a Aliança oferece uma infraestrutura capaz de levar itens sensíveis de uma maneira segura e eficaz.
Para 2030, a estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é uma produção de 34,9 milhões de toneladas de carne de frango, bovina e suína no Brasil. O principal destaque é o crescimento de 28,1% da produção de carne de frango em relação ao início da década, seguido com o aumento de 26,8% de carne suína e 16,2% de carne bovina.
Para o transporte desse e de outros tipos de alimentos, a Aliança tem acesso à frota global da A. P. Moller-Maersk que dispõe de 300.000 equipamentos refrigerados e 2.800.000 equipamentos secos.
Nos últimos anos, o setor alimentício tem enfrentado cada vez mais desafios. Com o constante aumento da demanda, a Aliança se adaptou para encontrar a solução de transporte mais adequada para o seu negócio. Por mar, rios, terra ou trilhos. De ponta a ponta. De pessoa a pessoa.
Uelinton Alves
Especialista em Cargas Refrigeradas

Notícias Recentes

Cabotagem: um caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil
Entenda como o meio pode substituir o transporte rodoviário e proporcionar benefícios para o meio ambiente

Seca na Região Amazônica | Retomada Parcial das Operações
Com base nas últimas medições, a vazante diária em Manaus persiste, porém, com sinais de melhora do nível da água em alguns pontos de passagem Possibilitando, portanto, uma projeção para retorno das operações com capacidade reduzida.

Atualização sobre a Seca na Região Amazônica
Considerando os últimos dados disponíveis sobre a situação na região Amazônica, apesar da melhora nos níveis nos últimos dias, depois do menor nível já registrado, e mesmo depois do início da dragagem em um dos pontos do rio, não há previsão de retorno dos nossos serviços até no mínimo a semana 49 (04.12.23).