
Aliança investe na cabotagem brasileira
Artigo
Os empurradores e as barcaças para contêineres de transporte marítimo serão construídos no estaleiro Rio Maguari, em Belém (PA), com previsão de entrega em até três anos
A Aliança Navegação e Logística , operador logístico de navegação por cabotagem brasileiro, pertencente ao grupo Maersk, anunciou que construirá duas barcaças conteineiras de 700 TEU e dois empurradores em território nacional. A construção conta com a participação da empresa canadense Robert Allan, que atuará no desenvolvimento do novo projeto de transporte de cabotagem.
Tanto os empurradores quanto as barcaças serão construídos pelo estaleiro Rio Maguari, localizado em Belém (PA), com previsão de entrega em até três anos. O investimento total na construção que beneficiará a cabotagem marítima será de 60 milhões de dólares e 30 vagas de tripulantes serão criadas. Cerca de 300 trabalhadores participarão da construção das embarcações de navio de cabotagem.
O diretor de Relações Institucionais da Aliança, Mark Juzwiak, destaca que as barcaças para contêineres terão bandeira brasileira e tripulação 100% nacional. “Acreditamos no potencial do mercado brasileiro de navegação de cabotagem e, por esta razão, estamos aumentando investimentos e reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento da logística e da economia brasileira. Vamos gerar novas oportunidades de emprego na região e desenvolver novas tecnologias na indústria nacional de transporte por cabotagem .
Além disso, Juzwiak explica que as barcaças também ajudarão na redução de emissão de CO2, já que elas permitem o transporte simultâneo de um volume maior de cargas em relação ao transporte rodoviário. “Assim como a cabotagem, é um excelente exemplo de modal que usa vias naturais para transportar enormes quantidades de carga de forma segura, eficiente e sustentável”, afirma.
Notícias Recentes
Artigo
Container de 40 pés: conheça todas as suas aplicações na logística
O container de 40 pés é um dos equipamentos mais utilizados no transporte de cargas em todo o mundo.
Artigo
Navegação de cabotagem: o que é, como funciona e por que esse modal cresce no Brasil
A navegação de cabotagem tem um futuro promissor no Brasil, mas ainda é preciso vencer desafios. Saiba quais são e conheça as soluções inovadoras da Aliança.
Artigo
Gestão de riscos na cabotagem: boas práticas para uma logística integrada e segura
Saiba como a gestão de riscos na cabotagem, integrada ao transporte rodoviário, aumenta o controle operacional e garante mais segurança logística.