A safra de arroz no Brasil e o potencial da cabotagem
ArtigoA produção de arroz no Brasil desempenha um papel crucial na economia agrícola nacional.
O Brasil destaca-se como o maior produtor de arroz fora do continente asiático, com a região Sul concentrando a maior parte da produção nacional. Anualmente, o país colhe cerca de 10 milhões de toneladas desse grão, sendo que a maior parte é consumida internamente.
No entanto, as exportações também desempenham um papel significativo, representando aproximadamente 10% da produção.
A logística eficiente é essencial para garantir o transporte adequado desse grão desde as áreas de cultivo até os pontos de consumo, tanto no mercado interno quanto nas exportações.
Cadeia logística do arroz
A cadeia logística do arroz é complexa e abrange diversas etapas, que se iniciam principalmente nas fazendas de arroz da região Sul do Brasil. Vamos conhecer todas as etapas do processo.
Plantio
Concentrado principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde o clima e o solo são propícios para o cultivo.
Manufatura
Conforme a legislação brasileira para grãos e cereais, o arroz passa por uma classificação técnica, com o objetivo de manter um padrão de qualidade.
Transporte
Após a manufatura, o arroz destinado às regiões Norte e Nordeste seguem na navegação por cabotagem pode ser coletado na planta dos clientes, sendo containerizado e transportado até os portos de embarque, via transporte ferroviário ou rodoviário.
Após o processo de transporte marítimo, com embarque nos navios e desembarque nos portos de destino, as cargas podem ser entregues nos destinatários para posterior distribuição e comercialização.
Venda e consumo
No mercado de varejo, encontra-se sobretudo arroz polido (branco), responsável por 70% do consumo nacional de arroz, bem como o integral e o parboilizado, que representam 5% e 25% do consumo no Brasil, respectivamente.
O papel da cabotagem no transporte de arroz
Nos últimos anos, a cabotagem tem se destacado como uma alternativa eficiente para o transporte de cargas a granel, como o arroz. Além de oferecer um custo competitivo em comparação com outros modais, a navegação de cabotagem também proporciona maior segurança e sustentabilidade ambiental.
Com a ampliação das operações de cabotagem, há maior possibilidade de envios regulares de arroz para as regiões mais distantes das áreas de plantio, como as regiões Norte e Nordeste.
Evolução dos portos para o transporte de arroz
Nos últimos três anos, observou-se um aumento significativo no volume de arroz movimentado nos principais portos do Sul do Brasil.
Com investimentos em infraestrutura e tecnologia, os portos têm se adaptado para lidar com a demanda crescente do transporte de arroz, implementando medidas para agilizar o processo de carga e descarga. O conceito de "Porta do Arroz" tem ganhado destaque, representando uma parcela significativa do volume total de cargas movimentadas nos portos do Sul.
A Aliança na cabotagem do arroz
A Aliança é uma das empresas líderes no transporte de arroz por cabotagem no Brasil.
Com uma frota moderna e especializada, a Aliança oferece soluções logísticas personalizadas para atender às necessidades específicas dos clientes.
Os navios da Aliança são equipados com tecnologia de ponta para garantir o transporte seguro e eficiente do arroz, principalmente nas rotas Sul x Nordeste, que concentram a maior parte do volume de carga.
Para saber mais sobre a Aliança e seu papel em impulsionar o setor agrícola brasileiro, conheça nosso serviço de cabotagem .