A história da Aliança Navegação e Logística se confunde com a própria história da navegação comercial brasileira. Fundada no ano 1950 pelo alemão Carl Fischer, a Aliança operava inicialmente com apenas um navio que transportava frutas entre o Brasil e a Argentina.
Carl Fischer fez da Aliança à única companhia privada daquela época que realizava o transporte por Cabotagem. Fortalecido pela filosofia de reinvestir seus lucros e modernizar-se constantemente, em 1959, a empresa obteve um crescimento acelerado, atingindo 50% do mercado de bandeira brasileira no transporte de carne resfriada ligando Brasil e Argentina, firmando assim sua presença no Mercosul.
Entre 1965 e 1991, a companhia encomendou 30 navios novos. Em 1967, a Aliança passou a atuar também no transporte de Longo Curso que atendia aos portos do Atlântico Europeu. Após 1991, o serviço se expandiu para o mercado americano.
Em 1998, a Aliança foi adquira pelo Grupo Oetker, proprietária da empresa de navegação Hamburg Süd , e ampliou sua atuação incluindo novas escalas ligando o Golfo do México, Europa, América Central, Caribe, Ásia e Brasil. Em 1999, a empresa foi uma das pioneiras na reconquista da movimentação de cargas conteinerizadas entre portos brasileiros.
Além da Cabotagem, hoje, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no mercado externo, com 25 navios porta-contêineres que fazem a rota internacional, distribuídos em 9 serviços. A Aliança conta com navios graneleiros que atuam no transporte de carga seca, como fertilizantes, grãos, minério e produtos siderúrgicos. Atualmente a companhia trabalha com navios handysize, supramax e ultramax. A frota opera mundialmente, com enfoque nas rotas entre Costa leste da América do Sul para Europa, Mediterrâneo, Mar Negro e Estados Unidos.
Desde 1º de dezembro de 2017, a Hamburg Süd e assim a Aliança pertencem à A.P. Moller – Maersk e com isto, parte do líder do mercado global. A Hamburg Süd e a Aliança permanecem comercialmente independentes e continuarão significando qualidade, confiabilidade e flexibilidade.
2015 | 2016 | |
Navios de container ¹ | 25 | 25 |
Capacidade (TEU) | 126.856 | 128.842 |
Navios "Tramp" ² | 10 | 10 |
Pool de containers (unidades) ¹ | 94.219 | 97.024 |
Funcionários ³ | 1.291 | 1.361 |
em terra | 809 | 941 |
marítimos | 482 | 420 |
Carregamentos (TEU) | 752.118 | 776.146 |
Receita (Mil. EUR) | 1.213 | 1.044 |
Serviço de container (Mil. EUR) | 1.141 | 968 |
Serviço "Tramp", outros (Mil. EUR) | 72 | 76 |
¹ at year-end (31.12.)
² incl. Multipurpose Vessel
³ head count annual average (incl. seagoing staff; excl. apprentices)
</br>