Aliança fecha contrato com o Estaleiro Detroit para construir rebocadores

22-Oct-2015

Press Information

São Paulo, 22 de outubro de 2015 – A Aliança Navegação e Logística Ltda. firmou um contrato para a construção de três rebocadores com o Estaleiro Detroit de Itajaí. A decisão é ligada às mudanças que estão ocorrendo na navegação mundial com a construção de navios maiores que já estão chegando ao Brasil.

Estes, por sua vez, exigirão rebocadores mais potentes de última geração para garantir a segurança nas manobras de atracação.

Há mais de 5 anos a Aliança planejava retomar a construção de embarcações em estaleiros brasileiros com a intenção de renovar a frota dos navios da cabotagem.

No entanto, na época, a construção no Brasil não pode se concretizar devido à limitada infraestrutura dos estaleiros para a construção de navios de grande porte e prazos de entrega que não condiziam com as necessidades do mercado.

Diante da necessidade imediata de atender o mercado crescente da cabotagem foi tomada a decisão de construir na China 6 navios porta-contâiners, 4 com capacidade de 3.800 TEUs e 2 de 4.800 TEUs. Estes foram importados e após o pagamento dos devidos tributos e nacionalização das embarcações entraram em operação em 2013 e 2014, representando um investimento de R$ 700 milhões.

Com isso, a frota da Aliança conta hoje com 11 navios modernos que ostentam a bandeira brasileira e operam com tripulação brasileira.

Os navios da cabotagem escalam regularmente todos os principais portos da costa brasileira entre Rio Grande do Sul e Manaus (em torno de 100 escalas mensais), transportando vários tipos de mercadorias, desde alimentos até produtos de consumo como eletroeletrônicos, motocicletas, etc.

Com o aumento de disponibilidade de espaço para construção nos estaleiros nacionais a partir do início deste ano, foi retomado o projeto de construer embarcações no Brasil e a Aliança decidiu investir cerca de R$ 90 milhões na construção de três rebocadores que serão entregues no decorrer de 2017. São rebocadores de propulsão azimutal com comprimento total de 32,00m e 70

toneladas de `bollard pull` (tração estática).

A construção será custeada com recursos oriundos da conta vinculada do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, que é gerida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. A segunda fase do projeto contempla a construção de mais rebocadores e sua efetivação dependerá da aprovação de liberação de mais recursos da conta vinculada.

“Os navios ficaram maiores, e demandam rebocadores mais potentes para atracações mais seguras. Escolhemos a Detroit por ser um estaleiro de boa reputação e excelência na construção de rebocadores”, conclui Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd e da Aliança.

Aliança Navegação e Logística Ltda.

A Aliança Navegação e Logística foi fundada em 1950 por Carl Fisher. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd.

Em 1999, a Aliança retomou o transporte de cabotagem no Brasil. A Aliança é líder de mercado na cabotagem de containers, tendo no ano passado movimentado 673.000 TEU (equivalente a containers de 20 pés) na cabotagem, com um faturamento de R$ 3,3 bilhões.

A empresa atua fortemente no mercado externo, com 25 navios porta-contêineres que fazem a rota internacional de longo curso, distribuídos em 9 diferentes serviços, oferecendo transporte a praticamente todos os cantos do mundo. Além disso, oferece o transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são utilizados 8 navios com capacidades que variam de 38 mil toneladas a 45 mil toneladas. Também atua no setor de cargas de projeto com um navio especializado tipo `heavy-lift , dedicado à cabotagem.